Pescadores artesanais protestam na Póvoa de Varzim

O governo lançou um fundo de apoio ao setor das pescas no valor de três milhões de euros. Mas o montante não chega segundo várias dezenas de manifestantes que marcaram presença esta sexta-feira no porto da Póvoa de Varzim.

Manuel Marques, da Associação de Pescadores do Litoral Norte, explicava as razões do protesto: “os apoios que vão ser dados à pesca não vão chegar para as embarcações que trabalharam durante a pandemia”. Isto porque o montante “vai ser dividido por outro setor, que é o cerco, que já estava parado desde janeiro e ia continuar parado, em épocas normais, até 1 de junho. Não ia sentir a pandemia”.

O sentimento de injustiça destes pescadores fica portanto a dever-se ao facto do apoio não “chegar para o setor da artesanal, que é o setor que está a trabalhar e a lutar para colocar peixe fresco na mesa dos portugueses”. Ou seja, a quem “colocou a família em risco e continuou a trabalhar”, acrescenta o mesmo responsável associativo.

leia a notícia em ESQUERDA NET