Share |

Sobre: Água

Março 26, 2021
...o apoio aos necessitados não é um objetivo ou prioridade deste executivo.   O direito do acesso à água essencial à vida não está assegurado a todos os portugueses: ao diferente custo da água, somam-se também as dificuldades e barreiras colocadas para o acesso dos mais pobres aos apoios, aumentando a desigualdade, a injustiça e a sua estigmatização.
Setembro 12, 2020
A tarifa social da água e resíduos passa a ser obrigatória para os municípios, “que deverão ainda garantir, aos agregados afetados por quebras de rendimento acima de 20%, isenção de pagamento do abastecimento de água até 1500 litros por pessoa e por mês”.
Setembro 12, 2020
Autarquia vai resgatar a concessão iniciada em 2001 e prevê desembolsar 22,5 milhões de euros. Tarifas aumentaram 45% em poucos anos mas o investimento foi curto, acusa o presidente da câmara.
Setembro 12, 2020
O movimento considera que a concessionária “não traz vantagens para o concelho”, antes pelo contrário, tem “a quarta factura da água mais cara do país”.
Agosto 3, 2019
Apoio do Estado para as autarquias remunicipalizarem a água, atribuir tarifa social automática da água e garantir um consumo mínimo gratuíto por pessoa.
Janeiro 9, 2019
Numa recomendação sobre tarifários sociais, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSA) não só recomenda aos municípios o acesso automático à tarifa social da água como alarga o desconto à parcela dos resíduos urbanos.
Janeiro 7, 2019
Em resposta a uma pergunta do Bloco, o ministério do Ambiente afirma que a empresa INDAQUA não cumpre as recomendações do regulador no que concerne ao tarifário aplicado e à cobrança das ligações à rede.
Janeiro 4, 2019
A inflação foi de cerca 0,8%, mas a água aumenta 4%, a Indáqua vai continuar a roubar em Vila do Conde.
Setembro 25, 2018
A propósito das cobranças abusivas e ilegais bem como das taxas exorbitantes que a empresa cobra, deputados do Bloco questionam o governo acerca da legalidade destas práticas.    
Abril 15, 2018
Armando Herculano: "...faço um apelo ao Executivo que proponha a esta Assembleia Municipal, ou que esta AM recomende ao Executivo, a adesão do município ao critério nacional de carência económica, atribuindo este importante apoio social, a todas as famílias que no município, estejam abrangidas por esse critério, afirmando assim o princípio da solidariedade no nosso município, fazendo com que as famílias que já hoje têm apoio social a cargo das empresas fornecedoras de energia, também recebam um apoio do município, para que não falte nas suas habitações, esse recurso vital que é a água."
Abril 9, 2018
A água é um bem essencial à vida. A privatização da água, foi feita em Vila do Conde pelo PS, que apesar de ter deixado a câmara individada, ao fim de mais de 40 anos de governação, não fez o essencial, a rede de abastecimento de água potável. Vila do Conde é dos municípios com preço da água mais cara URGE POR COBRO A ESTA BARBARIDADE FEITA CONTRA OS VILACONDENSES
Abril 9, 2018
Hoje o governo finalmente, aprovou o decreto de lei que estabelece o regime da tarifa social da água a que os municípios de todo o país podem aderir. Este é mais um passo para que “ninguém fique para trás” na proteção social e na recuperação de rendimentos, após troika