Share |

Candidatura Autárquica do Bloco de Esquerda - Vila do Conde

 

O Bloco de Esquerda apresentou este domingo a sua candidatura às eleições autárquicas em Vila do Conde. António Louro Miguel, cabeça de lista à Câmara, promove um “projeto alternativo e de mudança” que “não serve clientelas nem interesses obscuros” e está assente em valores que “os executivos camarários anteriores todos maioritários nunca souberam promover nem salvaguardar, justiça social, desenvolvimento sustentável, coesão territorial, cidadania participativa, transparência. 

Outro dos eixos programáticos centrais que apresentou foi a necessidade de “pugnar com urgência pela remunicipalização do serviço de distribuição de água e interceder eficazmente no sentido da redução dos preços cobrados pela concessionário”. António Louro Miguel considera esta “uma das maiores e das mais prolongadas injustiças impostas aos vila-condenses que pagam muito mais que a maioria dos portugueses pela água que consomem”.

O Bloco acusa os anteriores executivos camarários de “desleixo no que toca ao ordenamento do território” dando como exemplo o facto de que “o único PDM elaborado data do século passado e já devia ter sido sucessivamente revisto”. Para além disso, haverá “incapacidade, incompetência e inércia” na gestão de um concelho “que se tem desenvolvido assimetricamente, sem coesão territorial, dando azo a desmandos urbanísticos como o crescimento que parece imparável da edificação junto à linha de costa”.

Do projeto bloquista para construir um concelho solidário e inclusivo em Vila do Conde constam ainda outras bandeiras como a reivindicação da construção do novo centro hospitalar e o desassoriamento permanente do porto, o fim das portagens da A28, a atribuição automática da tarifa social da água ou concretização do museu do mar e das pescas, um projeto para a “preservação da memória” e e que é uma “homenagem à maior comunidade piscatória do país”.

A preocupação ambiental também está presente na questão dos transportes e na necessidade de construção de um plano de mobilidade que promova modos suaves de transporte, mobilidade elétrica e redes de vias cicláveis.

António Louro Miguel apresentou ainda várias ideias sobre a política cultural porque a gestão cultural do município “padece de lacunas importantes”, “falta diálogo e uma satisfatória cooperação institucional com agentes culturais”. O Bloco quer promover a produção local com a criação de companhias a coletivos, que uma oferta cultural “elaborada coordenadamente com os nossos vizinhos” evitando desta forma “sobreposição de eventos culturais”, permitindo “oferta de eventos de maior envergadura e/ou complementaridade temática de eventos que a todos enriqueceria”.

> A notícia completa em ESQUERDA.NET