Share |

SURTO DE LEGIONELLA - EXIGEM-SE RESPOSTAS

SURTO DE LEGIONELLA NA REGIÃO

EXIGEM-SE RESPOSTAS POR PARTE DO GOVERNO E AUTORIDADES COMPETENTES

 

Segundo notícias vindas a lume na comunicação social e da Administração Regional de Saúde do Norte, aumentaram para 88 o número total de pessoas que, nos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos, desde 29 de outubro, recorreram aos hospitais da Póvoa/Vila do Conde, Pedro Hispano e S. João devido ao surto de legionella que se desenvolveu na região que, até ao momento, já vitimou mortalmente 10 pessoas, sendo que 11 ainda estarão internadas.

Na semana de passada as autoridades de saúde confirmaram que foi detetada a presença da bactéria numa das torres de refrigeração do centro de distribuição da empresa Longa Vida, em Perafita, Matosinhos. Entretanto, a empresa informou que tinha desligado preventivamente o equipamento, no dia 10 de novembro, mas também afirmou que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto. Mesmo após este anúncio da empresa, têm aparecido mais casos, já depois de as torres de refrigeração terem sido encerradas e voltado a funcionar. 

O Ministério Público já tinha anunciado a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto. Porém, passado mais de um mês, que se saiba, não há nenhumas conclusões deste inquérito nem se descobriu a origem da propagação. Entretanto a 27 de Novembro, novo caso é detetado, acrescentando dúvidas e o regresso da insegurança, correndo-se o risco da culpa morrer solteira e desse modo, as vítimas ficarem sem o reparo que têm direito.

Assim, e tendo em conta a legítima preocupação das populações da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos, ao mesmo tempo que se lamenta o falecimento destas 10 pessoas e restantes vítimas, exige-se respostas do Governo e demais autoridades competentes, nomeadamente:

    1. O Ministério Público retirou já algumas conclusões do inquérito que afirma ter iniciado? Quais?

    2. Foram identificados os responsáveis por este surto?

    3. Quando finalmente vão ser conhecidos os responsáveis?

    4. Continuam a haver vítimas?

    5. Que esforços estão a ser feitos para prevenir a contaminação das populações?

    6. Que diligências estão a ser tomadas para indemnizar as vítimas e famílias das vítimas?

 

3 de Dezembro de 2020

Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim / Vila do Conde / Matosinhos
 

notícia no jornal EXPRESSO